top of page
4077186_17580.jpg

Licença Luto: entenda os direitos do trabalhador CLT.

  • Foto do escritor: Catharina Brizzante
    Catharina Brizzante
  • 24 de abr.
  • 2 min de leitura
Em algum momento da vida cotidiana infelizmente lidaremos com o falecimento de um ente querido, e obviamente a empresa precisa estar ciente que este trabalhador tem direitos conforme estabelecidos pelas leis da CLT.

A licença luto ou nojo como é conhecida se trata de um direito que o trabalhador da CLT tem de se ausentar do trabalho sem sofrer prejuízos no seu salário mensal. É importante que a empresa tenha ciência que este momento é muito difícil para o trabalhador e saiba agir da melhor maneira para não prejudicá-lo.

Antes de passarmos para os principais direitos é importante entender que o nome da licença nojo é de origem portuguesa, que significa pesar ou tristeza.

Apesar de ser um direito, esta licença possui algumas regras que vão depender de cada caso. No entanto, é preciso aclarar que neste caso de licença por luto entra como falta justificável, porém atenção às principais regras.

A licença mais comum é pedida quando ocorre o falecimento de:
  • Mãe
  • Pai
  • Irmãos
  • Filhos
  • Cônjuge
  • Avós

Além destes é possível solicitá-la em casos de parentes mais distantes como: cunhados, madrasta, padrasto e sogros, porém o período de afastamento é menor.


Confira na íntegra o que diz o artigo 473 da CLT.

“Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica.”

Com o artigo é possível reafirmar que a licença é somente concedida para parentes diretos conforme citados acima, e quando se trata de parentes indiretos?

Os parentes indiretos são tios, primos e outros, e neste caso caberá ao trabalhador entrar em um acordo com a empresa, pois infelizmente a licença luto sem prejuízos ao salário é somente para parentes diretos.

No caso da duração da licença o período é de até 2 dias para parentes diretos.

Mantenha-se informado sobre seus direitos trabalhistas.

A Licença luto é um direito de qualquer trabalhador CLT.
 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


4077186_17580.jpg
Fale com os nossos Advogados

Entre em contato para agendar uma consulta jurídica

Caso queira saber sobre andamento de processo, fale conosco através do WhatsApp

Tipo de Contato
Sobre novo processo
Sobre andamento de processo
bottom of page